Elaboração de Exegese:
Uma das principais atividades relacionadas ao curso de teologias é a Exegese. Trata-se de uma proposta de estudo que se desenvolveu durante o renascimento e tem pro princípio resgatar o sentido original de um texto clássico. Na história do cristianismo a metodologia exegética e hermenêutica (interpretativa) desenvolveu-se em diversas metodologias aplicadas à leitura e interpretação da Bíblia.
O problema que motivou essa proposta foi o distanciamento dos originais. A renascença então propôs um retorno aos originais. Essa também foi a proposta dos teólogos, como John Wycliffe (1328-1384) que propuseram um retorno às escrituras. Foi um movimento que culminou em diversas traduções da Bíblia e na própria Reforma Protestante.
Na atualidade. a exegese é utilizada tanto no ministério pastoral quanto na formação para atuação acadêmica na área de Bíblia, Teologia prática e sistemática. Todas dependem da compreensão e interpretação das Escrituras.
Para nossa atividade, vamos utilizar a metodologia Sêmio-Discursiva. Um método voltado para a interpretação literária. Ou seja, parte do princípio de que a análise literária e linguística é suficiente para a compreensão da intenção do autor. Nossa proposta dialoga com a cultura e a história, mas o foco principal da interpretação é a linguagem.
Fonte: o Autor.
Não é uma atividade difícil, mas é trabalhosa. Não é possível fazer correndo, você precisará dedicar algumas horas para as atividades.
Serão 4 momentos: 1) análise das formas; 2) Análise literária; 3) Análise teológica; 4) Análise Prática.
Para auxiliar, proponho o seguinte Roteiro:
O texto escolhido, embora pouco conhecido, apresenta uma das principiais polêmicas das comunidades bíblicas, sendo fundamental para o contexto do Antigo e Novo Testamentos. A passagem está em Jeremias 7:21-23: “Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios e comei carne. Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem”. (Jeremias 7:21-23 ARA).
PRIMEIRA PARTE – Forma: (introdutória) você deve analisar questões formais. Fase Preliminar e Preparatória, p.28-29.
Texto, tradução: (hebraico de preferência – https://search.nepebrasil.org/)
Data, localização, autoria:
Delimitação:
Estrutura e Segmentos:
Estrutura da Perícope:
SEGUNDA PARTE – conteúdo: (desenvolvimento) você deve analisar o texto palavra por palavra. Fase Final 1º e 2º ciclos, dimensões espaço-temporal e teológica da ação, p.29-30.
Desmonte narrativo: (Quem) (Faz o que) (Para quem).
Análise Semântica do desmonte narrativo (diacronia):
Análise teológica (identificação dos discursos e referências): Usar a análise da atividade 1.
– Procurar discursos e intertextualidades e as relações com o sagrado.
– Elaborar um parágrafo explicando a teologia da passagem: Análise teológica
TERCEIRA PARTE – aplicação: (conclusão). Nesta etapa você deve analisar da perspectiva prática considerando missão, sociologia e psicologia. Fase final 3º a 5º ciclos. Dimensões sóciocultural, psico-social e missional da ação, p. 30.
Sociológicas:
Psicológicas:
Missionais:
Conclusão: apresentação de uma interpretação do texto considerando as pesquisas realizadas (dois a três parágrafos).