M.A.P.A. DESENHO TÉCNICO E CONSTRUÇÕES RURAIS
PROJETANDO UMA GRANJA PARA SUÍNOS
Olá, aluno(a), tudo bem? Seja bem-vindo(a) à nossa atividade M.A.P.A. da disciplina Desenho Técnico e Construções Rurais. A atividade tem como tema “Projetando uma granja para suínos”, e está dividida em duas etapas, abordando os conteúdos que serão estudados ao longo de toda a disciplina.
As suas principais tarefas nesse M.A.P.A. serão:
– Elaborar as folhas de desenho com margem e legenda para a criação do projeto;
– Desenhar a planta baixa de uma granja para suínos;
VOCÊ ESTÁ PREPARADO(A)?
Como futuro(a) Engenheiro(a) Agrônomo(a), queremos que você desenvolva habilidades essenciais para a sua jornada, como: analisar, sistematizar, refletir e tomar decisão. Uma aprendizagem ativa relevante é relacionada à nossa vida, aos nossos projetos e expectativas. E nisso, o aprendizado em Desenho Técnico e Construção Rural é excelente!
Nossa atividade está dividida em duas etapas que deverão ser feitas individualmente. Você será desafiado(a) primeiramente a criar o leiaute (esboço) das folhas do projeto para a construção dos desenhos técnicos. Em seguida, irá desenhar utilizando as normas de projeção ortogonal o projeto de uma granja para suínos, baseado em uma perspectiva tridimensional. Assim, seus conhecimentos serão colocados à prova! Você está preparado(a)? Vamos lá!
ETAPA 01: Criando as pranchas de desenho
As pranchas de desenho são um componente vital do desenho técnico, oferecendo uma base estruturada e padronizada para a criação, apresentação e comunicação de projetos. Elas garantem precisão, clareza e conformidade, permitindo que os projetos sejam executados de maneira eficiente e dentro dos padrões exigidos. No contexto da agronomia, engenharia e arquitetura, a importância das pranchas de desenho é inegável, tornando-se uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que busca excelência em seus projetos.
Com isso, utilizando uma folha de papel A4, faça DUAS pranchas de desenho com margens e legenda. Uma delas deverá ser feito na posição RETRATO (folha em pé) e a outra deverá ser feito na posição PAISAGEM (folha deitada).
ATENÇÃO: Os desenhos deverão ver inseridos, através de uma imagem (foto ou scaneado), no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA.
Para a confecção da margem, utilize como referência a norma técnica ABNT NBR 16752:2020 Desenho técnico — Requisitos para apresentação em folhas de desenho. Na figura a seguir você irá encontrar as especificações da norma.
Figura 1: Informações das margens de desenho.
Fonte: NBR 16752:2020
Figura 2: Especificações de margens para cada tamanho de folha.
Fonte: NBR 16752:2020
Para a confecção da LEGENDA, ela deverá ter 120mm de largura e a altura pode ser variável, porém, deve conter obrigatoriamente as seguintes informações:
Figura 3: Exemplo de legenda.
Fonte: MONTEIRO, Cláudio Vinícius Barbosa. Desenho Técnico. Maringá: Unicesumar, 2018.
ETAPA 2: Granja para suínos
A criação de suínos, ou suinocultura, é uma atividade de grande importância dentro da agronomia, abrangendo desde o manejo animal até a construção de granjas adequadas que promovam o bem-estar dos animais, a eficiência produtiva e a sustentabilidade ambiental. A agronomia aborda a suinocultura de forma integrada, considerando aspectos como a nutrição, sanidade, genética, manejo ambiental, e, especialmente, a construção de instalações apropriadas para otimizar a produção e garantir a qualidade da carne.
A construção de granjas para suínos deve estar em conformidade com uma série de normas técnicas e regulamentações ambientais e sanitárias. Isso inclui desde o dimensionamento adequado das baias até a implementação de sistemas de tratamento de dejetos e controle de emissões. O desenho técnico e o planejamento agronômico asseguram que todas as exigências legais sejam cumpridas, evitando penalidades e garantindo a sustentabilidade do negócio.
Assista ao vídeo disponível no link a seguir, onde é apresentado um modelo tridimensional de uma granja para suínos: Link: https://www.youtube.com/watch?v=SCNJtuPxUU4
Observe atentamente todos os detalhes da construção, incluindo a disposição das baias, áreas de circulação, áreas de alimentação e manejo de dejetos.
Com base no modelo tridimensional visualizado, DESENHE A PLANTA BAIXA DA GRANJA EM UMA FOLHA DE PAPEL NO FORMATO A4 OU A3, com margem na posição Paisagem (folha deitada). Escolha uma escala que permita representar toda a planta sem necessidade de cortes, garantindo que todos os elementos sejam visíveis e proporcionais.
Elementos a Incluir:
– Margens: Inclua margens ao redor da folha, conforme as normas técnicas de desenho.
– Legenda: Crie uma legenda contendo informações como nome do projeto, escala utilizada, nome do autor (aluno), data, e qualquer outra informação relevante.
– Planta Baixa: Desenhe a planta baixa da granja, mostrando a disposição das baias, áreas de alimentação, corredores, sistemas de ventilação e outras instalações relevantes.
– Cotas: Adicione cotas no desenho, indicando as dimensões das diferentes áreas e elementos presentes na planta baixa. As cotas devem ser claras e precisas, seguindo as normas de representação técnica.
Para faciliatar a a compreensão da planta baixa, abaixo temos a ilustração de como ela deve ser representada em sua prancha de desenho.
Figura 4: Representação da planta baixa.
Fonte: O autor.
Após completar o desenho, revise todos os elementos para garantir que estejam corretos e completos. Certifique-se de que a planta baixa está clara, com todas as informações necessárias bem representadas.
ATENÇÃO: O desenho deverá ver inserido, através de uma imagem (foto ou scaneado), no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA.
FINALIZAÇÃO
Parabéns, alunos, por concluírem com sucesso o aprendizado sobre temas essenciais para a agronomia. Na primeira etapa, vocês desenvolveram habilidades de leitura e interpretação de desenho técnico, compreendendo a importância da padronização na documentação técnica. Na segunda etapa, vocês desenharam o projeto de uma granja para suínos, focando no planejamento e na infraestrutura para garantir eficiência, bem-estar animal e sustentabilidade ambiental.
Essas atividades prepararam vocês com habilidades que vão desde o desenho técnico até a criação de soluções sustentáveis para desafios na agricultura.
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
– A resposta desta atividade deverá ser realizada diretamente no FORMULÁRIO PADRÃO MAPA, o qual está em arquivo WORD, disponível dentro da página da disciplina, no ícone de MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Acesse o VÍDEO EXPLICATIVO sobre a realização da atividade Mapa, que está disponível em FÓRUM – Vídeos Explicativos, assista com atenção para compreender o processo de desenvolvimento de sua resposta.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte, portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina.
ATENÇÃO:
– Esta atividade deve ser realizada individualmente.
– A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA.
– É permitido anexar apenas um (1) arquivo.
– A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas, portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado, antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa.
– Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo do mapa, em seu studeo, dentro do prazo estabelecido. Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e também no calendário da disciplina.
***Após anexar seu arquivo, clique em responder e certifique-se de ter escolhido realmente o arquivo correto, abrindo sua atividade antes de clicar em finalizar.
***Após clicar em finalizar, o arquivo anexado não poderá ser alterado ou substituído, nem mesmo aceito por outro tipo de ferramenta.
Em caso de dúvidas entre em contato conosco pela ferramenta FALE COM O MEDIADOR! Será um prazer lhe atender.
Tenha uma ótima atividade, repleta de aprendizado!
Um abraço!
Professor Plínio Vieira