MAPA – BEDU – ESPORTES COLETIVOS: FUTSAL E FUTEBOL – 54_2024

Questão 1

​Como futuro(a) professor(a) de Educação Física e treinador(a) esportivo(a), conhecer e vivenciar os aspectos práticos (lógica interna) associados as modalidades esportivas é essencial para que você possa acumular experiências autênticas, possibilitando então que esses conhecimentos sejam posteriormente transferidos aos alunos durante as aulas de Educação Física e sessões de treinamento.

O professor Garganta (1998) defende que o processo de ensino-aprendizagem e treinamento do futebol deve envolver situações em que o praticante vivencie não somente a relação com a bola, mas também a estruturação do espaço de jogo e a comunicação com os companheiros de equipe. Essas vivências devem acontecer desde os momentos iniciais da prática (fase anárquica) até o mais elevado nível de jogo (fase de elaboração) durante o processo de formação esportiva.


GARGANTA, J.; PINTO, J. O ensino do futebol. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, 1998.

Com base no texto, para a proposta da Atividade Mapa, vocês deverão planejar (descrever em texto e imagem) três atividades, uma direcionada para cada um dos indicadores: “Comunicação na Ação”, “Estruturação do Espaço” e “Relação com a Bola”, respeitando a estrutura: I) Fase de jogo; II) Objetivo; III) Material; IV) Organização do espaço e da turma; V) Desenvolvimento; e VI) Variações (ex.: páginas 98 e 99 da Unidade III do livro da disciplina). A Atividade Mapa será individual e todas as tarefas deverão ser desenvolvidas pelo próprio aluno.

Atividade 1
Indicador: Comunicação na Ação
Fase de Jogo:
Objetivo:
Material:
Organização do espaço e da turma:
Desenvolvimento:
Variações:
 
*Inserir uma figura (elaborada por você ou encontrada na internet).
**Caso a atividade seja retirada de algum material, referenciar conforme as normas da ABNT.
Atividade 2
Indicador: Estruturação do Espaço
Fase de Jogo:
Objetivo:
Material:
Organização do espaço e da turma:
Desenvolvimento:
Variações:
 
*Inserir uma figura (elaborada por você ou encontrada na internet).
**Caso a atividade seja retirada de algum material, referenciar conforme as normas da ABNT.
Atividade 3
Indicador: Relação com a Bola
Fase de Jogo:
Objetivo:
Material:
Organização do espaço e da turma:
Desenvolvimento:
Variações:
 
*Inserir uma figura (elaborada por você ou encontrada na internet).
**Caso a atividade seja retirada de algum material, referenciar conforme as normas da ABNT.

Orientações:
 – Baixe o arquivo MODELO MAPA, disponível no Material da Disciplina para responder a sua atividade.
– Siga o formato de apresentação das atividades conforme o Modelo MAPA.
– Poste sua atividade em formato Word (doc. ou docx.) ou PDF. Outros formatos não serão aceitos.
– Cópias parciais ou totais serão zeradas.
– Após a finalização CONFIRA SE SEU ARQUIVO ESTÁ CORRETO. Arquivos diferentes do soliciitado serão zerados! 

Está com dúvidas neste trabalho? Nossos professores estão à sua disposição!

[numero_randomico]

Outros Mapas e Atividades

Mapa – Química Medicinal – 53/2024

Mapa – Química Medicinal – 53/2024 INTRODUÇÃO O desenvolvimento de metodologias de síntese de fármacos é uma área crucial na química medicinal. A habilidade de

Leia mais
Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner