MAPA – BEDU – ANATOMIA HUMANA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA – 54_2024

Questão 1

O estudo da anatomia humana é imprescindível para o completo entendimento do corpo humano e sua interação com os órgãos. O corpo humano, do ponto de vista biomecânico, pode ser brevemente definido como uma composição de estruturas intimamente associadas que permitem movimento (DANGELO e FATTINI, 2007).

Fonte: DANGELO, J. G.; FATTINI, C. C. Anatomia Sistêmica e Segmentar. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2007​.

Para melhor compreensão deste sistema, é fundamental ressaltar a posição anatômica, os planos e eixos imaginários onde os movimentos ocorrem. Estas condições, são necessárias para a ampliação do entendimento e a apreciação da beleza e da sutileza com que os deslocamentos são realizados (NORKIN; LEVANGIE, 2001).

Fonte: NORKIN, C. C.; LEVANGIE, P. K. Articulações: estrutura e função – Uma abordagem prática e abrangente. 2º ed. Rio de Janeiro, 2001.

Recentemente, devido às necessidades emergências da sociedade e o distanciamento social, todos os profissionais tiveram que se remodelar ao novo “Normal”. Por esta razão, os futuros profissionais devem constantemente repensar e buscar métodos inovadores, sendo mais criativo. Neste sentido, estratégias que proporcionem o desenvolvimento e motivação serão sempre fundamentais para cercear o constante processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido propomos que você:

– Descreva a construção de um material didático pedagógico que possa ser utilizado em aulas sobre o conteúdo de anatomia para a explicação dos três planos e três eixos anatômicos. O modelo didático a ser utilizado em aulas práticas deve ser construído utilizando um boneco plástico OU de massinha caseira OU material reciclável. Você pode escolher. Use sua criatividade. O Objetivo deste projeto é apresentar um modelo visual e esquemático para explicar os planos e eixos que acontecem os movimentos.

-Posteriormente, você deverá analisar as três imagens para:  nomear o movimento, o plano, o eixo e descrever o movimento justificando o plano e eixo escolhido para o mesmo.

PARA ESSA ATIVIDADE MAPA VOCÊ DEVERÁ SEGUIR OS SEGUINTES PASSOS:

1-Fazer o download do modelo de mapa no MATERIAL DA DISCIPLINA;
2-Fazer o download do material de apoio sobre planos e eixos no MATERIAL DA DISCIPLINA;
3-Fazer a leitura do livro MÚSCULOS PROVAS E FUNÇÕES –  COM POSTURA E DOR que está disponível em minha biblioteca em seu Studeo para suporte na realização dessa atividade mapa;
4-Descrever a construção de um modelo didático a ser utilizado em aulas práticas de anatomia que contemple os três planos e três eixos anatômicos que acontecem o movimento e insira duas fotos do modelo didático desenvolvido, uma destacando planos e a outra destacando os eixos;
5-Apresentar em cada uma das três fichas o nome do movimento que está na imagem, em qual plano ele acontece, em qual eixo ele acontece e descrever como o ocorre o movimento para justificar os planos e eixos escolhidos.

OBSERVAÇÕES:
Essa atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE pelo aluno;
O envio de uma proposta diferente do que a solicitada nesta atividade não será aceito e atividade será zerada;
Será permitido os formatos word (.doc) ou PDF.

NÃO SERÁ PERMITIDO:
Fazer cópia de atividades de outros acadêmicos ou até mesmo retirar trechos da internet.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A ENTREGA DA ATIVIDADE MAPA:
Leia atentamente todas as orientações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de elaborar e postar sua atividade.

Está com dúvidas neste trabalho? Nossos professores estão à sua disposição!

[numero_randomico]

Outros Mapas e Atividades

Mapa – Química Medicinal – 53/2024

Mapa – Química Medicinal – 53/2024 INTRODUÇÃO O desenvolvimento de metodologias de síntese de fármacos é uma área crucial na química medicinal. A habilidade de

Leia mais
Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner