Questão 1
Atividade MAPA
Material Prático de Avaliação de Aprendizagem
TOPOGRAFIA APLICADA À ARQUITETURA
Caro estudante!
Direta ou indiretamente, a Topografia estará presente no seu dia a dia como arquiteto e urbanista. E não é necessário que você esteja no canteiro de obras para que isso aconteça. Se você for fazer o projeto de uma edificação, você, no mínimo, receberá o levantamento do lote, com a definição dos seus limites, curvas de nível etc. E é necessário que você saiba ler essas informações. Se você for projetar um traçado urbano, tal como um loteamento, mais ainda. Você precisará ter em mente como fazer com que o desenho das suas ruas, praças, lotes e quarteirões se adequem ao relevo do sítio. E, para isso, terá de ter o domínio do arcabouço que a Topografia te oferece. Se você estiver em um canteiro de obras, nem preciso falar. E, mesmo que você esteja lidando com arquitetura de interiores ou com afazeres burocráticos da gestão pública, você lidará com obras, levantamentos e informações que, em algum momento, tangenciaram a Topografia. Ou seja, de um modo ou de outro você lidará com Topografia. Nem que seja tendo de pagar o IPTU de um imóvel monitorado via satélite pela sua prefeitura e catalogado por georreferenciamento.
Dito isso, é necessário lembrar que a Topografia é uma ciência teórico-prática autônoma, mas que pode ser aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo. Desse modo, os conhecimentos da Topografia podem ser utilizados para diversas finalidades, particularmente no processo de projeto. E isso se tratando de um projeto arquitetônico, de um projeto urbano ou de um projeto de infraestruturas.
Feita essa introdução, vamos ao desafio. Neste MAPA, o desafio é projetar as formas de um terreno desmembrado para o uso residencial. Você deverá escolher alguns terrenos contíguos (vizinhos) que você deverá remembrar e desmembrar em lotes menores (considere o tamanho de testada de lote mínimo previsto na legislação). Para isso, selecione um terreno no qual você tenha acesso às curvas de nível (você pode utilizar o material disponibilizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB, por exemplo, no link https://filipeia.joaopessoa.pb.gov.br/). O terreno deverá ser delimitado em (a) uma imagem de satélite e (b) em CAD ou GIS (cf. Tema de Aprendizagem 8).
Figura 1 – Exemplo de delimitação de lote por imagem de satélite
Fonte: Airbus (Google Earth), 2024.
Figura 2 – Exemplo de delimitação de lote por CAD
Fonte: o autor.
Deverá ser escolhido um ponto inicial de caminhamento na testada do terreno para a rua, no qual deverá ser definido o azimute. A partir dele, devem ser definidos os ângulos internos do terreno (antes do remembramento, após remembrado, e após desmembrado novamente). E, além disso, deve constar um quadro de áreas — dos terrenos antes do remembramento, do terreno após remembrado, e dos novos terrenos após o remembramento (cf. Tema de Aprendizagem 5, página 106, figura 2 do material). Faça o memorial descritivo, tanto do processo de remembramento quanto do posterior desmembramento (cf. Tema de Aprendizagem 5, página 110, figura 4 do material).
Em um dos terrenos desmembrados, você deve propor uma residência unifamiliar. Não é necessário pensar no projeto arquitetônico da casa, foque apenas nos contornos da residência sobre o terreno. Descreva o tipo de solo do terreno e por qual meio você descobriu se aquele tipo de solo era apropriado para a construção da sua edificação (cf. Tema de Aprendizagem 2). Nos planos diretores da cidade, em geral, existem diagnósticos que apontam os tipos de solo de cada área. Você pode usar essa informação para identificar o tipo de solo e como a edificação deve ser construída sobre ele.
Você deve mostrar as curvas de nível em seu estado original, e, em seguida, mostrar como você pretende que as curvas de nível fiquem alteradas no terreno. Além disso, você deve fazer o perfil longitudinal do terreno, tanto do seu estado original, como do terreno alterado – indicando os pontos de corte e aterro no terreno (cf. Tema de Aprendizagem 6).
Figura 3 – Exemplo de planta de implantação com curvas de nível em estado original junto ao desenho da edificação.
Fonte: https://adenilsongiovanini.com.br/blog/planta-de-situacao-e-implantacao/. Acesso em: 18 set. 2024.
Entregas
1. Pranchas A3:
a) Escolha e delimitação do terreno.
b) Levantamento dos terrenos (ângulos dos terrenos antes e depois do processo de remembramento e desmembramento) com quantitativo de áreas;
c) Plantas de implantação (antes de modificar as curvas de nível e após modificar as curvas de nível) e perfis longitudinais indicando taludes de corte e aterro (antes e após modificar as curvas de nível).
2. Texto em página A4:
a) Memorial descritivo (do remembramento e do desmembramento);
b) Descrição do solo.
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
Após inteiramente executado, o trabalho deve ser encaminhado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo PDF.
Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;
Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades;
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?
Como enviar o arquivo:
Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está conforme o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras:
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados;
Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas que surgirem ao longo do processo de preenchimento do M.A.P.A. por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Acesse-o.
Referências
COSTA, H. R. Topografia aplicada à Arquitetura. Florianópolis: Arqué, 2024.