Questão 1
ATIVIDADE MAPA
DISCIPLINA: ATELIÊ DE ARQUITETURA: BAIXA COMPLEXIDADE
PROFESSORA: Dr.ª Amanda Ceinoti de Almeida Molossi
Olá, estudante, como vai?
Nesta atividade, você terá o desafio de criar um Projeto de Baixa Complexidade. O tema do nosso projeto é Biblioteca. Então, siga as instruções e orientações deixadas a seguir e espero que esse tema seja agradável!
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ROTEIRO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO – BIBLIOTECA
O roteiro de desenvolvimento do projeto da Biblioteca está dividido da seguinte forma:
Requisitos do Projeto da Biblioteca.
Estudo de Caso.
Desenvolvimento do Projeto da Biblioteca.
Entrega do Projeto da Biblioteca.
SUGESTÃO: inicie o projeto na primeira ou segunda semana de aula, pois ela será uma atividade extensa e morosa que não pode ser resolvida em pouco tempo, exige análise e dedicação. Veja as aulas conceituais e as aulas ao vivo para aprender a metodologia de projeto e depois, resolva o seu próprio projeto com o que aprendeu. E, ainda, aproveite ao máximo os encontros telepresenciais, pois estes serão de grande ajuda na conduta de seu projeto.
Vamos começar?
1) REQUISITOS DO PROJETO DA BIBLIOTECA
CONTEXTUALIZAÇÃO
(Situação Hipotética) O município de Maringá no Paraná, precisa de um novo espaço para a Biblioteca Municipal. O local em funcionamento atualmente está com problemas de falta de espaço, fluxo entre os setores, falta de estacionamento e a edificação no qual encontra-se situada não permite intervenções na fachada, visto que é na loja térrea de uma edificação vertical (Situação Hipotética). Logo, seu projeto terá como objetivo essa nova locação e também, a resolução desses problemas (hipotéticos).
Entendendo isso estudante, você deve partir dos seguintes requisitos:
– A biblioteca deverá ter 3 pavimentos (térreo + 2 pavimentos);
– Conceito e Partido Arquitetônico – como será a forma da edificação (conceito)? Qual será sua inspiração para essa forma (conceito)? E como essa forma será composta em termos de materiais, acabamentos e soluções projetuais (Partido)?
– Respeitar as normas de Acessibilidade – esse espaço é destinado para o uso público, logo todos os ambientes precisam ser acessíveis, aberturas, circulações, instalações sanitárias, entre outros. (Dica: consulte a NBR 9050 / 2020 para entender as dimensões mínimas de áreas acessíveis);
– Áreas externas de convívio e/ ou de uso comum – você verá que tem uma Praça no seu Programa de Necessidades (P.N.) – mas além desse espaço, fique à vontade para criar áreas com bancos externos para promover o convívio e uso comum;
– Sistema construtivo mais sustentável – você pode escolher um sistema construtivo diferente da alvenaria convencional, pensando nas questões de sustentabilidade. Exemplo: Wood Frame, Steel Frame (Dica: pesquise sobre os sistemas exemplificados para conhecer mais. Não se esqueça de entender a composição do sistema construtivo e depois na representação técnica do projeto adicionar a espessura da parede de forma correta – ou seja, se o sistema tem 4 camadas para formar a parede, você deve representar essas camadas no desenho técnico);
– Implementar conceitos de sustentabilidade – pode ser uma cisterna, um sistema de energia alternativo (ex. placas solares), o sistema construtivo (que já é requisito do projeto)…
– Todos os ambientes deverão ter iluminação e ventilação naturais (item obrigatório);
– Circulação vertical: escada e elevadores;
– Vias de acesso de veículos: qual (quais) melhor(es) acesso(s) para entrar no lote e estacionar?
– Questione-se: relação entre o edifício x contexto urbano: como essa edificação irá se relacionar com o entorno? Você quer transformar essa edificação em um ícone e destacá-la dos outros edifícios ou você quer que ela se incorpore a paisagem urbana?
DICA: para destacar você precisa pensar na forma da Biblioteca e adicionar um conceito diferente do entorno (das outras edificações) – você pode fazer isso com materiais que não são utilizados nas edificações ao redor, pode deixar sua forma com formato diferente das outras… Agora, se você quer incorporar na paisagem, precisa utilizar forma, materiais e acabamentos similares. Contudo, reflita: essa é uma edificação importante para uma cidade, será que não é melhor torná-la um ponto de destaque?
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– LOCALIZAÇÃO DO LOTE DO PROJETO:
O lote para o desenvolvimento da proposta projetual da Biblioteca é de esquina, com formato retangular, localizado na Avenida Horácio Raccanello Filho, nº 134 esquina com a Rua Vereador Basílio Sautchuk nº 794, Zona 7, Maringá – PR – veja na figura abaixo (fazer tour no Google Maps).
Área do Lote: 2.237,27 m².
Dimensões: Testada Principal na Av. Horárcio R. Filho com 101,32 m x 22,12 m (testada da Rua V. Basílio S.).
Fonte: Acervo do autor
IMPORTANTE:
Analisar o Relatório de Ficha Técnica do lote, no qual consta as informações e índices urbanísticos do lote.
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– ANÁLISE DAS CONDICIONANTES
Nesta etapa você deverá analisar as seguintes condicionantes:
1- Condicionantes urbanas (recuos, taxas, índices, quantidade de pavimentos, altura máxima)
2- Condicionantes climáticas (estudo de insolação, sentido dos ventos predominantes,…)
3- Condicionantes do bairro (características visuais do entorno, arborização, acessos, sistema viário)
4- Condicionantes topográficas (neste caso você deverá considerar o lote nivelado, no entanto, pode analisar as potencialidades do lote)
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– PROGRAMA DE NECESSIDADES
ÁREA PARA O PÚBLICO
Saguão;
Cafeteria (área de mesas, atendimento e cozinha);
Área de estar e lazer (leitura, descanso e conversação);
ÁREA PARA O ACERVO
Acervo geral c/ área de leitura (obras de interesse geral para consulta e empréstimo) – 10.000 livros;
Acervo infantil (4 meses a 6 anos) c/ área de leitura – 1.000 livros;
Acervo infantil (3 a 12 anos) c/ área de leitura – 1.000 livros;
Acervo juvenil (13 a 18 anos) c/ área de leitura – 1.000 livros;
Espaço de contação de história para 20 crianças;
Acervo de periódicos (revistas) c/ área de leitura – 2.000 revistas;
Acervo de Braile c/ área de leitura – 3.000 livros;
8 Salas de leitura “aquário” (leitura em ambiente mais privativo);
6 Salas de estudo privativo;
2 Salas de vídeo (projeção de slides ou filmes para grupos pequenos – 15 pessoas);
3 Setores de empréstimo e devolução;
Guarda-volumes (pelo menos 1 por pavimento);
1 Setores de informação e referência;
6 Terminais de consulta (área para consultar livros e periódicos);
Instalações Sanitárias (I.S.) feminina e Masculina (separadas) – no feminino adicionar Fraldário. Cada I.S. deve ter pelo menos 6 gabinetes com bacia sanitária, sendo um gabinete para cadeirante e uma bancada com 6 cubas;
Brinquedoteca
ÁREA DE TRABALHO – BIBLIOTECÁRIO
1 Sala de processamento técnico (catalogação, classificação e indexação);
1 Sala de recebimento e triagem;
1 Sala de encadernação;
1 Sala de restauração;
1 Sala de reserva técnica;
1 Sala de bibliotecários;
ÁREA DE SERVIÇO
1 Sala de segurança e monitoramento para 2 funcionários;
Depósito (para armazenamento de itens da biblioteca);
Lavanderia e D.M.L – Depósito de Materiais de Limpeza – destinado para limpeza da biblioteca;
Instalações Sanitárias (I.S.) feminina e Masculina (separadas) com Vestiários (para funcionários);
Guarda-volumes para funcionários (destinado a guardar objetos pessoais dos funcionários, deve estar próximo aos vestiários);
Copa funcionários – cozinha pequena com espaço para refeições (refeitório).
** Considerar o número de 50 funcionários durante o período de funcionamento de 10 horas.
ÁREA EXTERNA
1 Praça central para uso público e promoção de convivência.
Estacionamento para o público: 50 vagas de veículos.
Estacionamento para funcionários: 10 vagas de veículos.
2) ESTUDO DE CASO – OBRAS CORRELATAS
Antes de iniciar, buscamos referências de projetos com a mesma temática para analisarmos. Essa etapa é chamada de Estudo de Caso. Os projetos com a mesma temática recebe o nome de Obras Correlatas. Você já desenvolveu esse exercício no Ateliê de Projeto anterior. Mas vamos relembrar?
– Você deverá selecionar 2 (dois) projetos de Biblioteca. E deverá analisar os seguintes pontos: conceito e partido arquitetônico (se o autor do projeto deixar descrito ou se você conseguir identificar), soluções projetuais, fluxos em planta(s) baixa(s), implantação no lote, cortes, entre outros.
3) DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DA BIBLIOTECA
Após a análise das suas obras correlatas, inicie o processo projetual. Lembre-se de ler todos os requisitos e estudar o Programa de Necessidades.
A primeira etapa de desenvolvimento do Projeto da Biblioteca é feito por meio de três ferramentas de estudo dos elementos essenciais do projeto:
Fluxograma, Setorização e Pré-dimensionamento
Faça o fluxograma de todo o Programa de Necessidades – P.N. e pode associá-lo a Setorização (Dica: Pode colorir a geometria na qual o ambiente está, de acordo com seu setor – Veja no exemplo a seguir: os ambientes que fazem parte do Setor Administrativo estão com o fundo alaranjado, os que são do setor de apoio, são amarelos. Não se esqueça da legenda).
Fonte: Acervo do autor
O fluxograma é um estudo do fluxo, sempre imagine que é como você vai de um ambiente para o outro e que isso não quer dizer a posição dos ambientes na sua planta baixa. As linhas no fluxograma indicam justamente a ligação de um espaço para o outro – sendo assim, a linha não é circulação! Na imagem acima, temos um exemplo da forma errada de fluxograma, por que não tem “caixinhas” com circulação: se estou na sala de reuniões, terei uma porta que abrirá para a sala de administração. Como seria correto: ter uma “caixinha” com a palavra Circulação entre a Sala de Reuniões e a Sala de Administração.
Pré-dimensionamento
Nesse exercício, você desenvolverá uma tabela com as seguintes informações: Setor > Ambiente > mobiliários necessários para esse espaço com medidas > área total (Confira na imagem a seguir).
Fonte: Acervo do autor
Dica: faça um croqui partindo de uma forma simples para o ambiente (quadrado ou retângulo), nesse croqui, posicione o mobiliário básico com suas medidas, e não se esqueça de adicionar as circulações no espaço. Depois some as cotas e faça a multiplicação para encontrar a área total. Exemplo: observe a imagem a seguir: o ambiente a ser pré-dimensionado foi feito em formato retangular (essa não precisa ser a forma final na sua planta, é apenas para pré-dimensionar), adicionou-se os mobiliários e foram deixadas as áreas de circulação (veja que duas delas está com uma hachura). Se você somar todas as cotas da aresta superior 1,20+1,00+0,80+0,60 = 3,60m e depois somar a da aresta perpendicular 2,00 + 0,90 (circulação) + 0,10 (espessura do painel) = 3,00m, multiplicando você encontrará a área total: 3,60 x 3,00 = 10,80 m². Faça isso para cada ambiente do P.N. separadamente e compute em uma tabela como na imagem anterior.
Fonte: Acervo do autor
Conceito e Partido Arquitetônico – Croquis e Estudo Preliminar
Em seguida defina o Conceito e Partido Arquitetônico – atenção com conceito de integração com a natureza: isso é muito amplo, mas poderia ser um elemento da natureza. Exemplo: minha forma será inspirada em pássaro, como fez Santiago Calatrava no Museu de Arte Milwaukee nos Estados Unidos – EUA (observe a imagem a seguir, os croquis do arquiteto e depois o projeto executado):
Fonte:
O CONCEITO eram pássaros. Os arquitetos queriam dar a sensação de que todo o prédio poderia levantar voo. Definido isso, vem o PARTIDO ARQUITETÔNICO, que se aplica nos tubos de aço e telas de vidro localizados no teto da entrada principal, que formam a silhueta de um pássaro, cujas asas medem 66 metros de comprimento. A estrutura tem dois painéis com nervuras, que abrem e fecham como asas de uma gaivota gigante, colocando o pássaro em movimento. Ou seja, quando você olha para o edifício, te faz “lembrar” um pássaro, ele está abstrato na forma.
Na sequência, pode iniciar os estudos de projeto. Aqui você tem liberdade para fazer croquis e diagramas conceituais do projeto (Veja na imagem abaixo um exemplo de diagrama 3D com setorização).
Fonte: Acervo do autor
Essa é a etapa para soltar a criatividade considerando todos os requisitos e o Conceito do Projeto. Não se esqueça de fazer os estudos com o dimensionamento que você encontrou no exercício de Pré-dimensionamento.
Exemplo: para fazer um diagrama como o que está acima, precisamos saber qual é a metragem quadrada total do bloco identificado como Restaurante. Digamos que você fez o pré-dimensionamento desse setor, calculou como explicado anteriormente, cada ambiente do restaurante e depois o somatório de Áreas Totais foi de 60m². Para fazer o diagrama, você pode adotar uma geometria com medida de 6,00 m x 10,00m ou 4,00m x 15,00m, ou…etc. que resultaria em 60m². Vamos considerar 6,00m x10,00m – seu retângulo da base, então seria necessário colocar a altura, que por sua vez é a altura do Pé-direito, que você pode utilizar 3,00m. Pronto. Você tem um volume com 6m x 10m x 3m (largura x comprimento x altura) e esse poderia ser o volume do restaurante do exemplo. Isso pode ser aplicado para todos os outros setores.
No diagrama é possível pensar no projeto em relação a locação dos setores, às dimensões de cada um e até mesmo iniciar o estudo da forma do edifício. Você pode até dividir o mesmo setor e colocar as partes separadas (isso depende da intenção do projetista e o motivo).
Estudo preliminar – Planta Baixa
Na sequência você irá desenvolver as plantas-baixas da biblioteca. Lembre-se de considerar todos os estudos anteriores nesta etapa, eles são balizadores para o desenvolvimento das suas plantas – os fluxos, as relações entre os ambientes, a dimensão do ambiente que já foi previamente estudo…também lembre-se de considerar as condicionantes analisadas, como insolação, ventos predominantes (promover nas plantas-baixas formatos que possam ser beneficiados pela sua análise, em especial, deixar todos os ambientes com iluminação e ventilação naturais).
Reflita: qual é a melhor locação para cada ambiente na minha planta baixa? Exemplo: sua edificação tem 3 pavimentos (térreo + 2pav.). Os ambientes que tem atendimento ao público infantil ficaria melhor em qual pavimento? Se você respondeu no Térreo, é isso mesmo. É melhor que esse público não precise ficar subindo escadas ou elevadores para acessar o acervo ou a sala de contação de história (imagina um professor levar sua turma inteira na biblioteca para uma contação de história e ter que cuidar de 20 crianças na subida até o andar correto?).
Estudo Preliminar – Forma
Depois de tudo definido e correto nas plantas-baixas você vai pensar na forma da sua biblioteca. Talvez você já até tenha feito por meio do estudo do diagrama (que como citei, pode evoluir para a forma da edificação). Se você fez e após o desenvolvimento da planta não precisou de nenhum ajuste, é só dar continuidade e evoluir nesse estudo. Mas se você fez o diagrama e for necessário alterar a forma depois da planta, fique tranquilo(a), isso é normal!
Veja a seguir diagramas que evoluíram para a forma do edifício (neste caso o autor fez com os blocos dimensionados e o resultado da forma irá impactar na organização das plantas baixas que não poderão mudar o formato que já está definido). Em resumo, se definida a forma da Biblioteca, você precisará enfrentar o desafio de fazer as plantas-baixas na forma estabelecida. Se não, você pode começar resolvendo as plantas-baixas e depois resolver a forma.
Fonte: Acervo do Autor
Dica: você deverá definir os materiais que irão compor o acabamento da edificação, os aspectos estéticos, a cobertura e todos os elementos do Projeto Arquitetônico.
Memorial Descritivo e Justificativo
Por fim, você irá produzir o memorial justificativo do projeto da Biblioteca. Neste memorial você irá descrever: os pontos mais importantes das suas soluções para o projeto e obrigatoriamente o Conceito e Partido Arquitetônico.
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4) ENTREGA DO PROJETO DA BIBLIOTECA
– A entrega do Projeto da Biblioteca será feito em formato de PRANCHA ÚNICA tamanho A0, orientação paisagem, em PDF + 1 PRANCHA A3, orientação paisagem, em PDF.
NA PRANCHA ÚNICA DEVE CONSTAR:
Localização do lote em relação ao bairro;
Diagrama de condicionantes climáticas do lote – estudo de insolação e ventilação (diagrama artístico como no exemplo);
Fonte:Acervo do Autor
Memorial descritivo e justificativo do projeto com Conceito e Partido Arquitetônico – adicione somente o texto essencial para explicar e justificar o projeto (não coloque texto longo);
Croquis de evolução da forma ou Diagramas de estudo do Projeto – à mão ou em software;
Representação Gráfica do Projeto da Biblioteca:
Plantas-Baixas de todos os pavimentos com layout em Escala Gráfica (não será necessário cotar o projeto com a escala gráfica) – fazer legenda dos ambientes e deixar a planta numerada (ver exemplos de plantas baixas no site ArchDaily – link a seguir);
Implantação e cobertura – em escala gráfica
1 Corte Longitudinal e 1 Corte Transversal – em escala gráfica;
Fachada Principal – em escala gráfica (fachada secundária, opcional);
Perspectivas tridimensionais do projeto – a forma deverá ser apresentada com todos os componentes de acabamentos, materiais e estéticos necessários para compreensão do projeto.
NA PRANCHA A3 DEVE CONSTAR:
Fluxograma, Setorização e Pré-dimensionamento – referente aos estudos iniciais do projeto da Biblioteca.
– REQUISITOS DE APRESENTAÇÃO DA PRANCHA
As PRANCHAS deverão ser diagramadas de forma mais artística, assim como, os desenhos técnicos do projeto (não coloque carimbo padrão de desenho técnico, use a criatividade na apresentação dessas informações). Estas pranchas podem ser feitas em diversos softwares, como: Canva, CorelDraw, Adobe In Design ou Adobe Ilustrator. Você pode escolher o que for melhor e aquele em que você tem mais habilidade.
O principio da diagramação é o de escolher um estilo na apresentação e manter em todos os detalhes. Você pode escolher uma paleta de cores, pode adicionar elementos abstratos e ilustrativos do Conceito Arquitetônico na Prancha, pode escolher deixar todos os elementos em cores neutras e um elemento (destaque, que você deseja enfatizar) em outra cor.
IMPORTANTE:
A apresentação mais artística não excluí os elementos da representação gráfica obrigatória do desenho técnico. Sendo assim, não se esqueça de adicionar todos esses elementos
Dica: digite no buscador Google o seguinte “diagramação pranchas arquitetura”, você irá encontrar várias referências (no Pinterest tem vários exemplos).
LINKS ÚTEIS:
Link do ArchDaily: ver planta-baixa com legenda (observe também o estilo gráfico de representação mais artística): https://www.archdaily.com.br/br/1016038/biblioteca-horizon-protoscapes?ad_source=search&ad_medium=projects_tab
Links para assistir sobre Diagramação de Pranchas:
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=zZ4VDefB48E
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=0Xk_kgirTxI
A seguir, deixo alguns exemplos: observe com atenção todos os detalhes. Veja os desenhos técnicos, o estilo de apresentação mais estilizado. A forma como a localização é feita de maneira mais artística:
Fonte: Acervo do autor
Fim do Roteiro.
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
O produto deste M.A.P.A. pode ter quantas páginas você julgar necessário, desde cumpra as atividades mínimas e quantitativos mínimos para representação, imagens e texto.
Após inteiramente executado, o trabalho deve ser encaminhado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo PDF.
Problemas frequentes a evitar:
Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio;
Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades;
Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?
Como enviar o arquivo:
Acesse no Studeo o ambiente da disciplina e clique no botão M.A.P.A. No final da página há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e então selecionar o arquivo de resposta da sua atividade;
Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras:
Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas que surgirem ao longo do processo de preenchimento do M.A.P.A. por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Acesse-o.