Como identificar as diferentes teologias de passagens bíblicas
Para essa atividade, você precisará conhecer os conceitos de intertextualidade e interdiscursividade. Veja a definição de Zabatiero (2018, p.36).
(a) Interdiscursividade é o termo que explica o uso que um texto faz de discursos, a ele anteriores, ou contemporâneos. Há duas maneiras de uso de outros discursos: a citação, quando um texto copia percurso(s) temático(s) de outro(s); e a alusão, quando um texto se apropria mais livremente de percurso(s) temático(s) de outro(s).
(b) Intertextualidade é o termo que explica o uso que um texto faz de outros, a ele anteriores, ou contemporâneos. Há três maneiras de uso de outros textos: a citação, quando um texto copia literalmente partes ou o todo de outro(s) texto(s); alusão, quando um texto se apropria não literalmente de partes ou do todo de outro(s); e estilização, quando um texto imita o estilo de outros.
Tanto na interdiscursividade quanto na intertextualidade, o uso dos outros textos e/ou discursos pode ser de forma contratual (quando há um acordo de ideias ou práticas), ou polêmica (quando os outros textos e/ou discursos são usados sem concordância).
E como a interdiscursividade e intertextualidade ajudam a entender a teologia do texto? Isso ocorre porque o conceito de Teologia é comunicado discursivamente. Assim, embora a teologia bíblica tenha dimensões práticas e espirituais, foi transmitido textualmente, por isso, em forma de discurso. Sendo assim, o acesso à teologia do texto bíblico se dá por meio de análise discursiva e textual. O que é um discurso? Discurso é a relação de sentido estabelecida a partir das significações dadas a um determinado texto.
Veja que nem todo o texto representa um discurso, e nem sempre é preciso de um texto, às vezes apenas uma palavra já contém todo o discurso. Por exemplo, na Bíblia o termo “Dia do Senhor” ou “naquele dia” são expressões que agregam diversos sentidos relativos à expectativa de justiça divina.
Quando o profeta usa o termo pecado, o que ele quer dizer? Quais conhecimentos ele agrega? São diferentes dos conhecimentos agregados pelo mesmo termo quando usados por sacerdotes a serviço da monarquia? Sim. Existem vários discursos: Dos profetas do povo; dos profetas da elite, dos sacerdotes, da monarquia, dos sábios, das mulheres, por isso é importante saber quem está escrevendo e para quem é escrito.
Os discursos também mudam dependendo do contexto. Por exemplo, durante o exílio e pós-exílio (babilônico) há o discurso do “resto santo”, ora pode ser uma referência aos que ficaram, uma referência aos que foram, uma referência a outro grupo escolhido. Assim, os diferentes discursos, ao serem preservados de forma escrita, também continham diferentes conhecimentos sobre Deus (teologias).
Logo, ao ler um texto, deve-se procurar por intertextualidade e interdiscursividades para que seja possível entender quem fala para quem, e qual o contexto de fala, identificando como a teologia se relaciona com cada situação.21-23, assim, você poderá usar para auxiliar na elaboração do Mapa.
Para você treinar essa habilidade, propõe-se que você analise o discurso da passagem de Jeremias 7:”Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios e comei carne. Porque nada falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem” (Jeremias 7:21-23).
Roteiro:
Procurar discursos e intertextualidades e as relações com o sagrado.
Discursos – conceitos que agregam maior sentido (Citações, Alusões e Referências):
Elaborar um parágrafo explicando a teologia da passagem: Análise teológica
Apoio (Am 2:6-7; Os Miq 3:2,3; Miq 3:2,3,5; Os 8:1,13; 4:6,8; 6:6,9; Is 1:11-18)