Questão 1
Em uma entrevista publicada em artigo, o diálogo foi com o professor universitário Dimitri Wuo Pereira que atua na área de Esportes de Aventura e se destaca no cenário nacional por seu pioneirismo e grande quantidade de publicações sobre o tema. Dimitri, também, é praticante entusiasta e experiente de escalada, mergulho e caminhada, dentre outros esportes. Seu trabalho e dedicação têm feito com que cada vez mais estudantes e profissionais da Educação Física se aproximem e atuem no mundo dos Esportes de Aventura.
ALMEIDA, Adriana Mesquita de. ESPORTES RADICAIS, DE AVENTURA E DE AÇÃO: O CONTEÚDO DOS ENSINOS FORMAL E NÃO FORMAL E OS DESAFIOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 12, n. 3, p. 159-168, jul./set. 2014 (texto adaptado pela autora da questão).
Diante disso, realize a leitura da entrevista na íntegra publicada com o título “ESPORTES RADICAIS, DE AVENTURA E DE AÇÃO: O CONTEÚDO DOS ENSINOS FORMAL E NÃO FORMAL E OS DESAFIOS DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA” disponível em MATERIAL DA DISCIPLINA. Assim, a partir da entrevista, responda as três perguntas a seguir:
a). Qual o conceito que o professor entrevistado utiliza para se referir aos esportes radicais (práticas corporais de aventura)? E, qual a justificativa que ele defende para a utilização desse termo em detrimento de outros?
b). O que o professor entrevistado pontua sobre as características e objetivos de disciplinas voltados ao bacharelado do curso de Educação Física na temática dos Esportes de Aventura?
c). Para além da docência, o entrevistado possui uma empresa de Esportes de Aventura. Assim, quais atividades são realizadas por essa empresa?